sábado, 29 de março de 2014

Zimba explica...

Olá, WEBloucos.

Os comentários da Zimba foram publicados sob post que motivou o contato deles.
Sugiro aos que estão pensando em fazer contrato de hospedagem que se informem dos seus direitos nas delegacias de Defesa do Consumidor. Conheçam o que a Lei diz sobre o assunto

Código de Defesa do Consumidor - Lei 8.078/1990
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm

Agradecemos os esclarecimentos da empresa. Não quero tomar partido mas preciso apresentar os fatos.


1) A cliente ficou 3 dias com a Zimba. Entendi que a Zimba manteve a conta da cliente ativa por 8 dias para fugir do que diz a lei, no capítulo VI, Art. 49, citado no outro post.


2) Citei no outro post, sobre a cliente: "Perguntei porque ela não entrou em contato com a zimba exigindo os dados. Ela explicou que não é de ficar reclamando porque quando um serviço é bom não há queixas e que ela quer é um serviço bom. Disse também que, como estamos no fim do ano, ela estava numa semana muito atarefada com o fechamento do ano escolar e quase sem tempo. Considerou que seria mais rápido assinar com outra empresa, que ela sabe que leva entre 2 a 3 horas para resolver, do que entrar em contato com a zimba e ficar aguardando atendimento porque "todos sabem que empresas brasileiras só são boas no atendimento a novos clientes mas depois que assina, só jesus para saber o que acontecerá""


3) O Cancelamento e Reajustes da Zimba está contra a Lei Federal. A Lei Federal é soberana e está acima de qualquer contrato - federal é federal. Verifiquei que não é apenas a Zimba que tem essa cláusula lesiva ao consumidor. Observei a mesma prática nos contratos dos sites que visitei.

Webloucos, não é porque todas as empresas de hospedagem fazem isso que a prática se torna válida. É um abuso e deve ser encarado como tal. Vamos comigo: Nas hospedagens Linux, o administrador do WHM abre a nova conta. Na prática, a abertura da nova conta é a criação de uma nova pasta nomeada com o login do cliente. Em miúdos, as taxas de cancelamento são cobranças por criação de pasta.

Para derrotarmos essas taxas lesivas, é só adquirirmos a prática de reclamar pelos nossos direitos. Uma motivação aos consumidores: A justiça tem estipulado de 3 mil para cima, a favor do consumidor. Os casos menores como esse duram cerca de 2 anos. Os advogados que perguntei informaram que dá uma média de 3 visitas perante o juiz. Não acho que 1 visita, levando os documentos que comprovam o dano, + 3 visitas obrigatórias ao juiz sejam tão trabalhosas assim para abrirmos mão de cobrar pelo nosso direito. Muitos problemas do nosso país seriam reduzidos e até eliminados se cobrássemos os nossos direitos, por menores que possam nos parecer. Empresário não abusa porque são abusados, eles abusam porque colocamos esse poder nas mãos deles. Temos que virar esse jogo, a nosso favor.


4) E como fica a Zimba?
Não podemos crucificar a empresa por ter adotado uma prática lesiva sem sabermos se a empresa tem conhecimento do que diz a Lei de Defesa do Consumidor. Pelo capítudo de Cancelamento e Reajustes, deduzo que não. Até misturou os assuntos no mesmo capítulo. Cancelamento, usualmente, é ação que parte do cliente. Reajuste é ação da empresa. Cancelamento e reajuste são ações distintas na origem e no resultado.

Tenho observado uma prática nociva a nós mesmos, que adotamos como normal. Sabe aquelas horas que expressamos a justificativa para os nossos erros com um "todo mundo faz"? Pois é!

Não testemunhei o nascimento da Zimba mas sou capaz de jurar que a empresa pegou vários contratos de outras empresas e usou de base para redigir o contrato dela, sem dar atenção ao que diz a legislação. Os contratos das empresas de hospedagem são praticamente iguais e, em muitos casos, cópia fiel de uma para outra.

Não é caso de julgar a empresa como ruim. Acho que está mais do que na hora das empresas começarem a dar importância à legislação, e dos clientes cobrarem por seus direitos. Ou ficaremos eternamente com servicinhos de merda, atendimentos fajutos, enfrentando sites offline e, o que é pior, saindo oneroso para todas as partes envolvidas.

Ficarei observando a Zimba, torcendo para que ela apresente melhorias e possa prosseguir oferecendo um bom serviço. O que aconteceu com a cliente foi um caso isolado, ocasionado por ignorância de ambas as partes. É bem o retrato do Brasil essa carência de conhecimento. A Zimba deu sorte pela professora não correr atrás do prejuízo.

Zimba: Espero que use a experiência para crescer profissionalmente. Torço para que inovem no contrato e nos procedimentos, podendo servir de exemplo às outras. Reestruturem a empresa, façam novo plano de negócios, peguem recursos com o bndes e cresçam progressivamente oferecendo excelentes serviços. Não conheço nenhum de vocês, nunca tive negócio com nenhum de vocês mas sinto simpatia pela Zimba, sinto que a empresa pode avançar mais. Boa sorte!

Atualização
Zimba Host ajustou os termos do contrato.
A empresa está de parabéns
.



Zimba Host disse...
Ola boa noite trabalho no suporte da Zimba Host e vou explicar o caso.

A cliente acima comprou conosco, seu pagamento foi compensado e ficou ativo por 8 dias, onde temos os registro do email enviado assim que o pagamento caiu.
Temos telefone na parte da manha de segunda a sábado onde a cliente poderia ligar assim que caiu seu pagamento, pois se ela recebeu a confirmação do pagamento os dados vão do mesmo email.

Sobre a taxa de fatos cobramos 3,40 de taxa como informado no contrato na hora do pedido onde a taxa seria de 5,00 reais, ligamos para a cliente oferecemos o mesmo período da outra empresa de graça e apenas depois do clico iríamos descontar o valor total que ela tinha em nossa empresa ou deixar o valor como saldo para futuro pedido.
Porem a cliente quis reembolso, porem como informado na política segue abaixo.

http://www.zimbahost.com.br/politica-de-uso.html

14. Cancelamento e Reajustes

No caso de contas de hospedagem (não se fazem devoluções de domínios) apenas é possível haver reembolso no prazo máximo de 14 dias após pagamento e deverá ser submetido por escrito à administração.
No caso de reembolso será cobrada uma taxa de 5,00 reais referente a despesas administrativas.

Nos cobramos apenas 3,40 pois a cliente não havia usado.

Obrigado
Estamos a disposição para qual quer duvida.

Zimba Host
Zimba Host
Zimba Host disse...
Ola tudo bom?

Faço parte do suporte da empresa.
A cliente teve sua conta ativa por 8 dias.
Em nossa área do cliente, possui uma opção onde mesmo você não recebendo os email eles ficam ali enquanto você for nosso cliente.
Todos os email enviados partem da mesma conta.

Ligamos para a cliente e oferecemos um período grátis pelo que foi pago na nova empresa mais o valor pago, porem ela desejou o reembolso, porem antes de assinar a cliente concordou que ao cancelar deve pagar uma taxa de 5,00 onde cobramos apenas 3,40.

Segue informação:

http://www.zimbahost.com.br/politica-de-uso.html

14. Cancelamento e Reajustes

No caso de contas de hospedagem (não se fazem devoluções de domínios) apenas é possível haver reembolso no prazo máximo de 14 dias após pagamento e deverá ser submetido por escrito à administração.
No caso de reembolso será cobrada uma taxa de 5,00 reais referente a despesas administrativas.

Antes de assinar a cliente concordou com a informação acima.

Qual quer duvida estamos a disposição.

Obrigado
Zimba Host
Atualização
Zimba Host ajustou os termos do contrato.
A empresa está de parabéns
.


WEBbeijos

2 comentários:

Unknown disse...

E eu aqui procurando uma Host pra migrar meu blog, cada vez que leio fico mais confusa :)

Sêmen de Gargalo disse...

Olá, Rose. O caso relatado teve a ver com a ignorância do brasileiro com a legislação, isso é geral. Há uns 4 anos atrás o mercado era bem pior.