quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hospedagem grátis lá fora é melhor que hospedagem em servidores brasileiros?

Olá, WEBloucos.

[Atualização: pelos usuários, os serviços da Wordpress.com, Wix.com, Webnode.com.br e Google Sites estão sendo as melhores opções para hospedagem. O Blogger oferece criação de páginas, possibilitando a criação de um blog com cara de website. janeiro de 2013]

Novembro/2012: um weblouco nos pergunta se nas minhas pesquisas encontrei algum serviço de revenda pago que seja em conta. Nunca usei mas esta parece oferecer um bom custo x benefício:
http://www.acquahost.com.br/revenda-hospedagem/ - A Revenda 01 custa ~23 reais por mês (R$ 22,60), com 50GB de espaço e transferência ilimitada. Até 20 de janeiro de 2013, não havia nenhuma queixa sobre a empresa no ReclameAqui.com.br. Há um Plano 40, para sites de pequeno porte com custo de 40 reais por ano. [Atualização. Março de 2013: alguns amigos relatam que o contato é difícil e nada ágil. Algumas queixas sobre o sistema de pagamento também. Tentem a  Hostinger.]

Post original:

Servidores de hospedagem no Brasil, com valor "amigável" ao usuário e bom serviço é praticamente impossível.

Testei um até março de 2012 - não prestou. Testando outro desde março - presta menos ainda.

Fui pesquisar os valores para Revenda de Hospedagem. A trimestralidade de um bom servidor está custando, em média, a partir de 90 (30 por mês).

Pensei em desvincular meus clientes e alocá-los em planos de hospedagem simples, fora da revenda. Os planos de hospedagens desses mesmos servidores, custam a partir de 10 reais mensais.

Se é para desvincular do plano de revenda, está me parecendo ser a melhor opção os planos gratuitos de hospedagem dos sites lá de fora. Ganho mais e o meu ganho compensa o aumento de trabalho que terei na manutenção das contas desvinculadas.

Na questão dos e-mail, apenas um dos meus clientes usa mais de 1 e-mail institucional. Os contatos se dão por hotmail (por causa do msn), pelo facebook e por formulários a partir do google docs.

Falta a experiência - Alguém usa ou já usou algum desses serviços gratuitos?

1) http://www.ispedy.com.br/
Oferece: 100 MB / 5 GB
2) http://www.freehostia.com/free-chocolate.html
Oferece: NO Top/Bottom banner ads / 250 MB Disk Space / 6 GB Monthly Traffic / POP3/IMAP E-mail accounts / 24/7 Customer Support (mais do que muitos brasileiros)
3) http://www.000webhost.com/
Oferece: PHP 5, MySQL / Joomla, Wordpress, phpBB. Não encontrei nenhuma informação no site, sobre espaço, banda mensal, e-mail e ftp. 
4) http://www.agilityhoster.com/web-hosting/free-shared-hosting
 Oferece:1000 MB / 5 GB / Envio de e-mails limitado a 30 por mês / Joomla, Worpress / POP3/IMAP E-mail accounts / SMTP Access / 24/7/365 Customer Support
5) http://www.awardspace.com/web-hosting/free-shared-hosting-main/free-shared-hosting/
Oferece: 250 MB / 5 GB / 1 conta de e-mail
6) http://www.x10hosting.com/
Não sei o que oferece além da hospedagem grátis
Recebemos a recomendação destes serviços também, que servem até para quem trabalha com Revenda de Hospedagens. O Google agora oferece DNS grátis, o que pode dar agilidade aos revendedores :

7) http://myownfreehost.net/
8) http://www.byethost.com/

9) Recebi sugestão de Wix e Webnode: Vai da preferência de cada um. A mim, leiga e consumidora, dá a impressão de tão submundo. Só tem gente ruinzinha ou serviços ruinzinhos. Não gosto de nenhum dos dois.

10) Mais uma sugestão: http://www.hostinger.com.br/
Oferecem 2000 MB de disco, 100 GB de tráfego, PHP e MySQL. haverá cobrança quando o usuário precisar de mais recurso.

DNS grátis: "GoogleDNS", https://developers.google.com/speed/public-dns/

O Google Sites é uma opção para quem tem sites simples. Os recursos ficam por conta dos APIs que o Google oferece. sites.google.com/?hl=pt-BR
Depois é só registrar um domínio e direcionar para o site no Google.

Em junho/2012: Há alguns meses estou testando a 000webhost. Escolhi 2 sites com menor tráfego e número de arquivos para testar o serviço oferecido (ambos usam menos de 100MB de arquivos e menos de 1,5GB de transferência). Em comparação com o que eu vinha passando com as empresas brasileiras de Revenda de Hospedagem, seja com servidores br ou estrangeiros, pode-se dizer que os problemas me deram boas férias com os 2 sites. Em julho/2012 vou testar com um site mais robusto e depois de alguns meses voltarei para contar se a experiência foi igualmente aprovada.
Em setembro/2012: até agora, nada a reclamar. Tive alguns problemas pontuais mas que não duraram o tanto de tempo que duravam enquanto eu estava em hospedagem paga. Continuando assim até dezembro, nas minhas férias de janeiro transferirei todos para espaços grátis. Testando os serviços do link 7 acima.
Em outubro/2012: este mês, até dia 14, não enfrentei nenhum problema com os espaços grátis. Os sites abrem rápido, permanecem online e conseguimos atualizar sem problemas. E pensar que passei o inferno em hospedagens pagas.


A desvantagem dessas empresas administradas por uma pessoa apenas, é que se o responsável ficar doente ou resolver viajar, ficamos sem nenhum suporte.

Uma das empresas que uso aconteceu isso: o cara viajou na quinta-feira passada, só voltará na próxima quinta-feira. Durante este período, se algo acontecer, estaremos fritos. O responsável nem avisou que não prestaria atendimento por uma semana inteira, para podermos adiantar as coisas. Meu whm está me impedindo de fazer qualquer alteração, meu espaço está dando como lotado (e tenho espaço e transferência para usar ainda). Eu tinha agendado um serviço com um amigo, para colocar o site da empresa dele no ar e cadê o meu suporte? Meu amigo pagou o domínio na quinta à noite, para mexermos no site ontem. Ambos desmarcamos compromissos para podermos dar atenção a esta necessidade do site e agora teremos que aguardar até a próxima quinta... É brabo, né? Problemas assim é que me fazem dar preferência a hospedagens grátis lá de fora. Para ficar sem suporte e com problemas no meu whm ou com sites off-line, troco o pago pelo grátis que dá no mesmo - com economia nos reais que eu teria que gastar pelas incompetências ou irresponsabilidades ou ambos.

WEBbeijos

Nenhum comentário: